Temática em Literatura Fantástica

Inaugurada em julho de 1952 no bairro de Vila Mariana, em São Paulo, atuou principalmente com o público infanto-juvenil até novembro de 2008, quando passou a ser também temática de Literatura Fantástica.

Acervo Literatura Fantástica

Em um sentido amplo, a noção de literatura fantástica remete a todas aquelas obras literárias que, pelo tema, a atmosfera, a situação, as personagens ou a linguagem, introduzem o leitor em um mundo diferente ao da percepção habitual. Noutras palavras, esta modalidade narrativa questiona o empírico e o conhecido com o propósito de desestabilizar os modos convencionais de pensar o mundo. Nesse sentido, o leque de temas mais explorado por esta forma literária remete ao mundo tenebroso e inferior, à vida dos mortos, ao sujeito dividido e alienado pela loucura ou as drogas, às relações ambíguas do espírito e a matéria, aos excessos do desejo amoroso, à experiência do nada como possibilidade de captar vazios na realidade, aos deslocamentos temporais e espaciais que alteram os critérios cronológicos e topográficos estabelecidos.

A definição de um conceito dinâmico e não homogêneo de literatura fantástica visou configurar um acervo bibliográfico amplo que permitirá atingir um público diversificado, segundo interesses variados e diferentes faixas etárias.

Critérios utilizados para a aquisição do acervo

São aproximadamente 3.000 livros, incluindo juvenil, infantil e quadrinhos (álbuns), e mais de 2.200 gibis. Este total inclui obras pré-existentes no acervo da biblioteca, juntamente com a lista definida pela curadora Ana Cecília Olmos, com títulos representativos da literatura fantástica em diversas línguas que foram traduzidos ao português. Para tanto, foram considerados os seguintes critérios:

  • Textos literários representativos do fantástico num sentido restrito nas literaturas européias, norte-americana e latino-americana (brasileira e em língua espanhola) do século XIX .
  • Textos literários representativos do fantástico num sentido ampliado nas literaturas européias, norte-americana e latino-americana (brasileira e em língua espanhola) do século XX ao presente.
  • Textos literários que expandem a noção do fantástico: a gothic novel, a ficção científica e o realismo mágico.
  • Textos teóricos em torno ao gênero fantástico dos séculos XIX e XX.

Acervo Geral

A Biblioteca Viriato Corrêa, inaugurada em 1952, conta com um acervo de aproximadamente 39 mil exemplares que é constituído por livros de literatura e informação, revistas, atlas, multimídia, etc.

Todo o acervo de livros já pode ser encontrado no catálogo online do Sistema Municipal de Bibliotecas.

Informe-se sobre outros títulos existentes, pessoalmente ou pelo telefone: (11) 5573-4017

Veja aqui os serviços e como se inscrever para emprestar publicações.

Endereço
Rua Sena Madureira, 298
Vila Mariana – 04021-050 São Paulo, SP
Tel.: (11) 5573-4017 e (11) 5574-0389
3ª a 6ª feira das 10h às 19h
Sábados e domingos das 11h às 18h
Coordenadora: Sandra Machado Alves
bibliotecavilamariana@hotmail.com