O Fantasticon é considerado hoje um dos eventos mais importantes da literatura fantástica nacional. Ele surgiu em 2007, para reunir leitores, escritores, editores e pessoas interessadas em Literatura Fantástica com o intuito de incentivar e enriquecer o estudo e o debate sobre o Fantástico no Brasil em suas três manifestações literárias principais: a ficção científica, a fantasia e o horror.

Para isso, conta com palestras, mesas-redondas, oficinas, mostra de filmes, exposições, lançamentos, sessões de autógrafos, atividades lúdicas e momentos de confraternização que colaboram para a troca entre os participantes que ampliam suas visões sobre a literatura fantástica brasileira e internacional.
A finalidade é estimular e ampliar a reflexão crítica sobre a Literatura Brasileira, em geral e a Literatura Fantástica, em particular, apresentando, discutindo e divulgando as produções nacionais e internacionais, de forma acessível ao público em geral.

O Fantasticon é organizado pelo editor Silvio Alexandre, em uma realização da Biblioteca Pública Viriato Corrêa, do Sistema Municipal de Bibliotecas e da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Integra o Circuito Nacional de Feiras de Livros, da Fundação Biblioteca Nacional – Ministério da Cultura e da Câmara Brasileira do Livro (CBL).

.