16 DE SETEMBRO – DOMINGO

16h30 às 17h30

Bate-papo: “CAMINHOS DO FANTÁSTICO NA LITERATURA BRASILEIRA”

Em pleno crescimento de publicações de Literatura Fantástica no mercado editorial brasileiro, qual é o tipo de texto que está sendo produzido? Vários autores nacionais que usam elementos do fantástico estão sendo premiados. A maioria das editoras criou selos editoriais para esse gênero, mas o que exatamente se está sendo publicado no gênero? Uma conversa com as mais recentes vozes do fantástico brasileiro.

André de Leones é autor dos romances ‘Dentes Negros’ (Rocco), ‘Como Desaparecer Completamente’ (Rocco) e ‘Hoje Está um Dia Morto’ (Record), vencedor do Prêmio SESC de Literatura; e do volume de contos ‘Paz na Terra Entre os Monstros’ (Record). Também participou de diversas antologias, como ‘O Livro Branco’ (Record), ‘Sam no es mi tío’ (Alfaguara) e ‘Antologia Pan-Americana’ (Record) e foi um dos autores convidados para a FLIP 2012.

Dynion Golau é autor do romance “Sob o Signo de Cancer” foi publicado em 2009 no Brasil de maneira independente, com obras próprias que o autor postava em seu blog desde 2006. A este seguiram-se “Ensaios sobre as Sextas-Feiras”, uma coletânea de crônicas sob o nome de Joseli Alves. Após isso passou a adotar o pseudônimo de Dynion Golau para assinar obras como as da série Kaluanã, cujo primeiro livro lançado em ebook na Inglaterra por canais de vendas como Amazon, Apple e outros. Após sucesso online no Brasil Kaluanâ – O Guerreiro Negro despertou interesse de editoras no Brasil e Exterior, o que lhe rendeu um contrato com o selo Orago, do grupo W5 que está lançando os dois primeiros livros da série: “Kaluanã – O Guerreiro Negro” e “Kaluanã – Sombras na cidade do Sol”, romaces ambientados na cidade do Rio de Janeiro

M.R. Olivieri é escritora de Literatura Fantástica. Autora do livro “Como Escrever Melhor” (Idea)Já publicou inúmeros contos de Fantasia no Brasil, Estados Unidos, Alemanha e está lançando o seu primeiro romance “O Portal de Capricórnio” pela Anadarco Editora.

Claudio Brites é formado em Letras e Mestre em Linguística, atualmente cursa graduação em Psicologia. É editor da Terracota Editora. Organizou algumas coletâneas, tem publicado textos esparsos e em 2010 lançou o romance fantástico “A Tríade”, em coautoria com mais três. Seu romance “Talvez” foi contemplado pelo Programa de Ação Cultural – Proac 2011 – da Secretaria Estadual de Cultura e está no prelo.