SÁBADO – dia 22 de setembro

16h às 17h

Mesa-redonda: “LUGAR DE MULHER É NA COZINHA”

A Literatura Fantástica brasileira tem uma longa e quase desconhecida história de participação feminina. Já ouviram falar de Emilia Freitas, cujo “A Rainha do Ignoto” (1899), foi um dos primeiros romances fantásticos brasileiros? Com raras e honrosas exceções, o virtual anonimato persisitiu, como em muitos outros campos das Artes, até décadas recentes. Existe, sim, vida inteligente – e como! – no universo feminino de Fantasia e Ficção Científica no Brasil. Mas, afinal, que têm feito as mulheres na cozinha fantástica brasileira do século XXI?

Martha Argel é escritora e bióloga com doutorado em Ecologia de Aves. Autora, entre muitos outros livros, de “O Vampiro da Mata Atlântica” (Idea) e “O Livro dos Contos Enfeitiçados” (Landy), também organizou a antologia “O Vampiro Antes de Drácula” (Aleph), junto com seu marido Humberto Moura Neto. Participou, ainda, da antologia “Amor Vampiro” (Giz Editorial), com vários outros escritores consagrados no gênero vampírico. Ela adora cães, tenta ser vegetariana e ainda não decidiu se gosta mais de morar no Rio de Janeiro ou em São Paulo.

Rosana Rios é autora de Literatura Fantástica, Juvenil e Infantil. Arte-educadora e ilustradora, graduada pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo. Roteirista de TV e quadrinhos. Em 25 anos de carreira publicou mais de 100 livros e recebeu vários prêmios literários, entre eles o Bienal Nestlé de Literatura, tendo sido finalista do Prêmio Jabuti em 2008. Mora em São Paulo, capital, com a família, uma biblioteca enorme e uma coleção de dragões.

Finísia Fideli é médica homeopata. Publicou pela primeira vez em 1983, na antologia Conto Paulista da Editora Escrita de Wladyr Nader. Seus contos também apareceram na Isaac Asimov Magazine, na antologia luso brasileira “O Atlântico Tem Duas Margens” (Caminho), na antologia Dinossauria Tropicália (Edições GRD), na revista Quark e, mais recentemente, nas antologias Os Melhores Contos Brasileiros de Ficção Científica, As Melhores Novelas Brasileiras de Ficção Científica, todas pela Devir, além de “Páginas do Futuro: Contos Brasileiros de Ficção Científica”, (Casa da Palavra), organizada por Braulio Tavares.