SÁBADO – dia 22 de setembro

11h às 13h (no Espaço Temático)

Oficina: “A CONSTRUÇÃO DE UNIVERSOS FANTÁSTICOS”

Na narrativa fantástica, o universo descrito desafia as regras em que se alicerça a narrativa tradicional. O mundo em se passa a história está além dos limites do possível. Trata-se sempre de um equilíbio delicado para descobrir o quanto será preciso informar o leitor a respeito do ambiente antes de passar à acão. Construir um universo ficcional é um desafio. Nesta oficina teremos três autores que irão mostrar como foram criados seus mundos e de que modo é possível construir seus próprios universos fantásticos.

Francisco Medina é formado em Administração de Empresas, Comércio Exterior e Computação e com pós graduação em Negócios Internacionais. Após trabalhar em grandes corporações com Wal-Mart, McDonalds, Shell, Bosh e Banco do Brasil, começou a atuar no turismo. O prazer de viajar fez com que mudasse de ramo, atualmente é empresário e dirige a Naiade Viagens. Autor de literatura fantástica, lançou “A Fada e o Bruxo”, seu romance de estreia neste universo.

Leandro Reis é escritor e trabalha como analista de sistemas no setor aeroespacial em São José dos Campos. Autor de sucessos como “Garras de Grifo” e da trilogia Legado Goldshine, composta dos livros “Filhos de Galagah”, “O Senhor das Sombras” e “Enelock”, todos pela Idea Editora. Além dos romances, tem publicado contos em diversas antologias. Seu trabalho também se destaca como um dos precursores e profissionalizadores do “book trailer”, com qualidades de imagem, som e vídeo impressionantes, que lhe valeram a participação no Festival da Bibliofilmes deste ano.

Douglas MCT cursou Criação e Produção Audiovisual, trabalhou por uma década como designer gráfico e no momento atua como Redator e Roteirista de games, quadrinhos, animações, filmes e seriados. Escreveu para as HQs da Turma da Mônica e as animações da Galera Animal. É autor das séries fantásticas “Necrópolis” e “As Viagens da Peregrina do Tempo e da Terra”, e teve contos publicados nas coletâneas “Anno Domini”, “Território V”, “Imaginários 3″, “Sagas 3″, “Crônicas da Tormenta” e “Fantasias Urbanas”. Suas primeiras histórias foram premiadas com o Mapa Cultural Paulista em 2001 e 2003.