A Fantasticon 2007 aconteceu nos dias 07 e 08 de julho, no Colégio Marista Arquidiocesano, Vila Mariana, São Paulo, como evento integrante do XV Encontro Internacional de RPG. Foi organizado por Silvio Alexandre.

Começou com o apoio da Devir Livraria, Terramédia e Pixel Media Editora, com o objetivo de aproximar o público leitor em geral do rico e diversificado universo da Literatura Fantástica produzida nacionalmente e, assim, incentivar e enriquecer o estudo e o debate sobre o Fantástico no Brasil. Para tanto foram organizadas palestras, mesas-redondas, oficinas, mostra de filmes, lançamentos, sessões de autógrafos com os principais autores e outras atividades paralelas englobando as várias vertentes do gênero como a ficção científica, a fantasia e o horror.

Destaques para as participações de:

André Carneiro é o Grande Homenageado do Fantasticon 2007. Dono de uma variada carreira artística e literária: poeta, cineasta, artista plástico, publicitário, jornalista e escritor. O crítico espanhol Augusto Uribe o classificou de “o melhor autor de literatura fantástica da América Latina”. Foi através da sua obra de que a Ficção Científica do Brasil ganhou notoriedade no exterior, embora pouco conhecida no país. Seus contos foram publicados nos Estados Unidos, Alemanha, Bulgária, Espanha, França, Chile, Argentina, Suécia, Itália, ex-União Soviética e Japão. É o único membro da América do Sul da poderosa Science Fiction & Fantasy Writers of America (com direito a voto no ambicionado e prestigiado Prêmio Nebula).

Bráulio Tavares, escritor, roteirista e compositor, compilou a primeira bibliografia do gênero: o Fantastic, Fantasy and Science Fiction Literature Catalog (Fundação Biblioteca Nacional). Autor de A Espinha Dorsal da Memória e A Máquina Voadora. Organizou as antologias “Contos Fantásticos no Labirinto de Borges” e “Páginas de Sombra” (ambas pela editora Casa da Palavra), com contos fantásticos brasileiros.

Elizabeth Ginway, associada da Universidade da Flórida, na cadeira de Português e Literatura Brasileira e autora do livro Ficção Científica Brasileira (Devir). Tem se dedicado à análise de obras do gênero produzidas no Brasil. É a Convidada Internacional do Fantasticon 2007.

Rosana Rios, escritora, artista plástica e roteirista de programas de televisão, cinema e quadrinhos, premiada com mais de 80 títulos publicados.

Tiago Santiago, escritor premiado, romancista, dramaturgo, sociólogo, roteirista de novelas. É o autor de grandes sucessos como Prova de Amor e A Escrava Isaura, da TV Record.