11h às 13h — (no Espaço Temático)

— com Sandra Schamas e Ednei Procópio

A Gestão de Carreira é um processo de aprimoramento do trabalho de escritores. Permite que escritores possam avaliar em qual área literária se enquadra ou gostaria de se enquadrar. Especifica qual o público que se quer ou que se pode atingir com determinados textos. Demonstra quais critérios devem ser levados em conta na hora de se publicar o próximo livro. Prevê quais esforços serão necessários e investidos tanto na publicação das obras, quanto na sequência de um trabalho literário a curto, médio e longo prazos.

Com o trabalho do Gestor Literário é possível planejar a trajetória da carreira do escritor. Estabelecer metas para a carreira literária. Cuidar da qualidade, originalidade e viabilidade comercial das obras de um escritor. Atuar na cadeia do livro: ghostwriters, copidesques, revisores, agentes, editores, etc. Orientar na escolha de novos projetos. Propor novas ideias para atingir audiências maiores. Informar sobre os acontecimentos do mercado. Gerencia o livro como um negócio. Colocar o escritor em um patamar de destaque acima da media de outros.

sandra-schama

Sandra Schamas é escritora e tradutora. Participou de coletâneas e têm livros publicados. Faz parte do projeto “História Íntima da Leitura” que convida o leitor a inserir-se no texto, reescrevendo, a cada leitura, uma nova História.

Ednei Procópio

Ednei Procópio é editor. Especialista em eBooks desde 1998; já escreveu livros sobre o tema e mantém o Blog eBook Reader [www.ebookreader.com.br]. É membro da Comissão do Livro Digital da Câmara Brasileira do Livro [CBL] e Diretor Executivo da Editora Livrus.